Páginas

12/10/2010

Francisco de Assis, o irmão universal







“Todas as épocas e períodos da humanidade possuem sua superfície e
seus subterrâneos profundos. Francisco, não ficou na superfície, mas foi
à raiz, ao centro energético de tudo e aí captou todas as suas forças”.
Frei Hermógenes Harada, OFMProjeto Educativo












Há mais de 800 anos Francisco de Assis nos comove, sensibiliza e convida a ser uma nova presença no mundo. Uma presença atenta, amorosa com o dom de converter toda hostilidade em comunhão fraterna, dentro de uma unidade de criação.
O amor e respeito de Francisco pela natureza não era abstrato, convencional ou impessoal. Tratava cada ser com delicada cortesia, sempre respeitando a sua própria individualidade e lugar priviligiado no cosmos. A partir da sua fé, razão de ser de toda esta visão, celebrava a grande presença de Deus na criação.
O olhar de Francisco sobre as coisas revela também a sua pobreza, simplicidade. Para o irmão universal , tudo é obra do Senhor. Tudo é propriedade de Deus. Francisco nunca foi interesseiro e egoísta, nem tão pouco instrumentalizador. Para ele, as coisas devem ser conservadas ou protegidas não tanto pelo seu valor para o uso, mas sobretudo porque existem. Estava liberto da cobiça e do desejo de posse e de domínio. Coloca-se no meio das criaturas, não acima delas; canta o Senhor através das criaturas.
Não é fácil para o homem moderno, com mentalidade científico-tecnológica, compreender a relação de comunhão, o olhar fraterno de Francisco de Assis.
Vivemos numa sociedade que nos ensinou a olhar as coisas como simples objetos, à disposição do nosso projeto utilitarista. A visão franciscana, ao contrário, é de simpatia, admiração, celebração. Francisco rompe com os esquemas da razão e do cálculo superficial, bem como do gastar e do lucrar. Por isso, uma atitude de puro racionalismo não consegue compreender Francisco de Assis.
“Francisco não é antes de tudo uma nova Ordem, nem uma nova doutrina, e muito menos um conjunto de regras de conduta. É uma ARTE DE VIVER, certa presença no mundo, uma nova qualidade de relação com Deus, com os homens e com toda a criação. É também um saber jovial, o segredo de uma alegria de VIVER sob o sol de Deus, no meio de todas as criaturas. Esta sabedoria impressiona por sua profundidade e por sua extrema simplicidade”. (Elói Leclerc)
A fraternidade é o rosto da Paz que Francisco anuncia . Espaço de comunhão, onde cada um se vê acolhido, saudado, amado como um irmão. É testemunhar a infinita paciência de Deus, seu inesgotável perdão e sua graça sempre renovada.
Que Francisco de Assis ilumine nosso olhar e nosso coração para, reconhecer no outro e em todas as criaturas,a presença de um irmão, a ser amado , cuidado e celebrado, como presença de Deus em nossa vida.


Paz e Bem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário