Páginas

30/05/2010

Correio da P@z


O poder a serviço da Vida, da Paz e do Bem


Nós, alunos do Colégio Franciscano Stella Maris, temos nos dedicado, em nosso blog, a promover o Correio da P@z, uma ação em favor da construção da cultura da Fraternidade e da Paz. Queremos partilhar nossas pesquisas e reflexões com o Senhor, que representa a nós e aos nossos irmãos.
Inicialmente, gostaríamos de melhor revelar aquilo que propomos como ser solidário e ser fraterno. Apesar do sentido normalmente atribuído às palavras solidariedade e fraternidade, para nós, como alunos de uma escola franciscana, essas palavras ganham significados particulares. Entendemos a fraternidade como uma escolha consciente, que nasce no coração do homem ao reconhecer no outro um irmão. A Paz é o rosto da Fraternidade. Como disse Dom Helder Câmara certa vez: "Melhor que o pão é a sua partilha".
Promovemos a Fraternidade entre as pessoas ao gerar consciência das atitudes, do modo de agir e de pensar. Tomamos como exemplo a Campanha da Fraternidade que, em si, traz um novo olhar de solidariedade e que, neste ano, discute a economia solidária e o consumismo exagerado. Nossa ação leva-nos ao reeducar para uma vida mais fraterna e com mais responsabilidade sobre a posse. Estas ações trazem-nos sentimentos de alegria e promovem a paz.
Propomos ao Senhor, condutor de nossa política, que olhe e faça olhar o próximo com respeito, identificando suas necessidades e anseios e medindo as consequências de cada ato. Sugerimos, então, ajudar quem precisa, desprovido de interesses, e propomos uma economia de comunhão. Apenas quando refletimos e mudamos a maneira de agir em relação ao próximo, com atitudes e pensamentos favoráveis a uma vida fraterna, caminhamos para a Paz.



Seja fraterno. Seja solidário. Seja do Bem.


Caroline Fonseca Calli
Kim Alexandra Kosch Zuccolo
Mariana Moura Alves dos Santos
Vanessa Fernanda de Souza
(alunas do Colégio Franciscano Stella Maris)


profa. Alessandra Antunes

profa. Célia Armani

6 comentários:

  1. Resposta do Senador Eduardo Matarazzo Suplicy

    Prezadas Caroline, Kim, Mariana e Vanessa,

    Agradeço pelo envio de sua mensagem e aproveito para parabenizá-las pela iniciativa. Tenham certeza de que toda a minha vida pública tem sido dedicada à busca de um Brasil melhor, mais fraterno, mais solidário e com maior justiça social.

    O abraço,

    Senador Eduardo Matarazzo Suplicy

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito o texto sobre fraternidade.. Com isso teremos um mundo melhor!!!

    Luma

    ResponderExcluir
  3. É o nosso texto! ^^ Fico feliz que os governantes tenham gostado.
    Kim e Mariana

    ResponderExcluir
  4. O texto sobre fraternidade mostra que há mutias pessoas no mundo que estão preocupadas em termos um mundo melhor. É muito bom que tenham pessoas que estejam preocupadas em promover o bem!

    Gabriel Pereira e Arthur Gama

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a iniciativa do colégio, em promover a paz de uma forma de interatividade.
    O blog é uma maneira descontraída de passar o "Dom da Paz", com a participação dos alunos.
    Parabéns ao Colégio Stella Maris.

    Das alunas, Anne e Bianca.

    ResponderExcluir
  6. Como disse Dom Helder Câmara certa vez: “Melhor que o pão é a sua partilha”.
    Apenas quando refletimos e mudamos a maneira de agir em relação ao próximo, com atitudes e pensamentos favoráveis a uma vida fraterna, caminhamos para a Paz.
    Paz e Bem !
    Dos alunos Breno, Lívia e Stephanie

    ResponderExcluir