Páginas

30/05/2010

Correio da P@z


Prezado representante do povo brasileiro

Nós, alunos do Colégio Franciscano Stella Maris, temos nos dedicado, em nosso blog, a promover o Correio da P@z, uma ação em favor da construção da cultura da Fraternidade e da Paz. Queremos compartilhar nossas pesquisas e reflexões com o Senhor, que representa a nós e aos nossos irmãos.
O homem é racional e, às vezes, move-se apenas pela razão e esquece-se da emoção. Já os animais, seres irracionais, não sabem diferenciar razão e emoção nem definir o conceito de Fraternidade. Mas nós, seres humanos, conseguimos defini-lo como um sentimento de irmandade entre pessoas, que remete às ações que comprovem respeito à dignidade de todos os seres humanos, considerados iguais e com plenos direitos.
Acontecem tantos conflitos pelos mais diversos motivos. A guerra militar entre Irã e Iraque dura até os dias de hoje, resultando disputas políticas e territoriais entre ambos os países. O preconceito racial ainda é notícia e qualquer um pode sofrê-lo, rico ou pobre. Barack Obama, atual presidente dos Estados Unidos, foi o primeiro presidente negro e foi criticado por muitos que, movidos pelo preconceito, desacreditavam em sua capacidade.
Como jovens, queremos mudança e acreditamos que o primeiro e principal projeto é amar ao outro como a si mesmo, reconhecendo-o como irmão. Só o amor é capaz de gerar a verdadeira Paz e Fraternidade. Pautamo-nos na Dra. Zilda Arns, que levou a Pastoral da Criança a muitos países, como exemplo de luta contra a miséria e a mortalidade infantil.
A falta de fraternidade entre os povos pode ser solucionada com um olhar de partilha e comunhão pela compreensão e diálogo pacífico. Se todos conversarem e se compreenderem, teremos um primeiro e grande passo a favor da fraternidade, da caridade e solidariedade. Isso pode ser concretizado a partir de atividades e projetos na política, no apoio do governo, nas escolas e na formação que recebemos dentro de casa. As crianças são nosso presente e futuro, e é através delas que poderemos melhorar o mundo.

Desejamos Paz e Bem.


Juliana Garavello Bascegas
Marcelo Cordeiro do Nascimento
Maria Paula Martins
Marina Sivieri Rocha Vieira

(alunos do Colégio Franciscano Stella Maris)

Profa. Célia Armani
Profa. Alessandra Antunes

7 comentários:

  1. Prezada Juliana,

    Quero cumprimentá-la e aos demais alunos do Colégio Franciscano Stella Maris, bem como a toda sua direção pela bela campanha em prol da Fraternidade e Paz. Torço para que vocês consigam realmente sensibilizar mais e mais pessoas para a importância do AMOR nesse processo (afinal, ele "remove montanhas").
    Estou nessa luta também e podem sempre contar comigo.

    Um grande abraço,


    Janete Rocha Pietá

    ResponderExcluir
  2. Em nome do Deputado Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força),

    venho agradecer a mensagem enviada, ela é muito importante para nós,

    assim que possível estaremos lhe enviando uma resposta.


    Atenciosamente,


    Assessoria do Deputado Paulo Pereira

    ResponderExcluir
  3. De: Dep. Janete Rocha Pietá
    Data: 28 de junho de 2010 12:32
    Assunto: RES: Correio da P@z - O poder a serviço da Vida, da Paz e do Bem
    Para: Dom da Paz



    Prezada Juliana,

    Quero cumprimentá-la e aos demais alunos do Colégio Franciscano Stella Maris, bem como a toda sua direção pela bela campanha em prol da Fraternidade e Paz. Torço para que vocês consigam realmente sensibilizar mais e mais pessoas para a importância do AMOR nesse processo (afinal, ele "remove montanhas").
    Estou nessa luta também e podem sempre contar comigo.

    Um grande abraço,


    Janete Rocha Pietá

    ResponderExcluir
  4. Caros

    Juliana Garavello Bascegas
    Marcelo Cordeiro do Nascimento
    Maria Paula Martins
    Marina Sivieri Rocha Vieira


    O vereador agradece a honra de ser destinatário de sua mensagem.

    O mandato do vereador José Police Neto comunga com toda idéia convergente para a paz e a convivência pacífica entre os diferentes povos, países e nações, ideologias e religiões. É da rotina do legislativo, o confronto parcimonioso e produtivo de posturas e ideologias nos debates da Câmara Municipal, onde os oponentes muitas vezes alcançam o consenso, porque se admiram e se respeitam.

    É extremamente importante ter essa clara visão de mundo expressada em sua carta, visão esta que pela própria natureza, dispensa o conflito violento, principalmente o bélico e abomina o genocído, seja ele em nome do que for e tenha ele a explicação que possa se dar, por formidável, brilhante ou racional que seja. Já disse um sábio, que a primeira vítima de uma guerra é a verdade. Nós, do mandato do vereador ,entendemos que a reboque disso, a segunda vítima da guerra em seus primeiros momentos é, lamentavelmente, a Justiça.

    Entendemos que a grande revolução da Humanidade não será promovida por ‘salvadores da pátria’ nem por alguma idéia imposta aos seus habitantes, nem por guerras ou ações de violência.

    A única coisa que poderá transformar o mundo neste Século XXI, será uma revolução lenta e silenciosa, de cunho absolutamente pacífico mas inexorável, que acontecerá nas almas e nos corações das pessoas.

    Um indício de que a transformação já começou, está na carta escrita por vocês, de singela expressão mas de um poder tremendo, que desinteressada mas solenemente escrita, mostra a todos nós, o caminho.

    E, igual à lenda do Rei Nu, os donos de nosso futuro, as crianças e os adolescentes, os estudantes de hoje, ao arrepio dos sábios e poderosos, é que apontam, felizmente, acertadamente, tempestivamente, o que se deve esperar e desejar para nossas vidas no porvir.

    Juliana, Marcelo, Maria e Marina: vocês estão certos, jamais abandonem esse ideal.

    Professoras Célia e Alessandra: lindo!

    Atenciosamente,

    Assessoria do vereador José Police Neto

    ResponderExcluir
  5. Prezados,

    Excelente trabalho desenvolvido a favor da paz. Gostei do blog e desejo sucesso e muitos acessos.

    Atenciosamente,

    Gorete Pereira
    Deputada Federal

    ResponderExcluir
  6. Saporito- 2° médio30 de junho de 2010 às 08:22

    Posso não ser ilustre
    posso não ser importante
    mera estudante

    mas eu digo
    para o povo brasileiro
    para o povo mundial
    leia-a

    seria interessante para todos nós

    ResponderExcluir
  7. Prezados alunos,
    eu gostei do texto, está muito bom.Principalmente porque se trata dessa idéia de fraternidade e amor. Isso é bem trabalhado como uma questão de amar o próximo como nosso próprio irmão e como nós mesmos. É sempre bom tratar as pessoas com respeito e ter bastante solidariedade, que eu creio que é isso que todos nós precisamos.
    Abraços,
    Lucas Russo - 1ºano E.M /A

    ResponderExcluir