Páginas

30/05/2010

Correio da P@z


O poder a serviço da Vida, da Paz e do Bem


Nós, alunos do Colégio Franciscano Stella Maris, temos nos dedicado, em nosso blog, a promover o Correio da P@z, uma ação em favor da construção da cultura da Fraternidade e da Paz. Queremos partilhar nossas pesquisas e reflexões com o Senhor, que representa a nós e aos nossos irmãos.
Inicialmente, gostaríamos de melhor revelar aquilo que propomos como ser solidário e ser fraterno. Apesar do sentido normalmente atribuído às palavras solidariedade e fraternidade, para nós, como alunos de uma escola franciscana, essas palavras ganham significados particulares. Entendemos a fraternidade como uma escolha consciente, que nasce no coração do homem ao reconhecer no outro um irmão. A Paz é o rosto da Fraternidade. Como disse Dom Helder Câmara certa vez: "Melhor que o pão é a sua partilha".
Promovemos a Fraternidade entre as pessoas ao gerar consciência das atitudes, do modo de agir e de pensar. Tomamos como exemplo a Campanha da Fraternidade que, em si, traz um novo olhar de solidariedade e que, neste ano, discute a economia solidária e o consumismo exagerado. Nossa ação leva-nos ao reeducar para uma vida mais fraterna e com mais responsabilidade sobre a posse. Estas ações trazem-nos sentimentos de alegria e promovem a paz.
Propomos ao Senhor, condutor de nossa política, que olhe e faça olhar o próximo com respeito, identificando suas necessidades e anseios e medindo as consequências de cada ato. Sugerimos, então, ajudar quem precisa, desprovido de interesses, e propomos uma economia de comunhão. Apenas quando refletimos e mudamos a maneira de agir em relação ao próximo, com atitudes e pensamentos favoráveis a uma vida fraterna, caminhamos para a Paz.



Seja fraterno. Seja solidário. Seja do Bem.


Caroline Fonseca Calli
Kim Alexandra Kosch Zuccolo
Mariana Moura Alves dos Santos
Vanessa Fernanda de Souza
(alunas do Colégio Franciscano Stella Maris)


profa. Alessandra Antunes

profa. Célia Armani

Correio da P@z


Prezado representante do povo brasileiro

Nós, alunos do Colégio Franciscano Stella Maris, temos nos dedicado, em nosso blog, a promover o Correio da P@z, uma ação em favor da construção da cultura da Fraternidade e da Paz. Queremos compartilhar nossas pesquisas e reflexões com o Senhor, que representa a nós e aos nossos irmãos.
O homem é racional e, às vezes, move-se apenas pela razão e esquece-se da emoção. Já os animais, seres irracionais, não sabem diferenciar razão e emoção nem definir o conceito de Fraternidade. Mas nós, seres humanos, conseguimos defini-lo como um sentimento de irmandade entre pessoas, que remete às ações que comprovem respeito à dignidade de todos os seres humanos, considerados iguais e com plenos direitos.
Acontecem tantos conflitos pelos mais diversos motivos. A guerra militar entre Irã e Iraque dura até os dias de hoje, resultando disputas políticas e territoriais entre ambos os países. O preconceito racial ainda é notícia e qualquer um pode sofrê-lo, rico ou pobre. Barack Obama, atual presidente dos Estados Unidos, foi o primeiro presidente negro e foi criticado por muitos que, movidos pelo preconceito, desacreditavam em sua capacidade.
Como jovens, queremos mudança e acreditamos que o primeiro e principal projeto é amar ao outro como a si mesmo, reconhecendo-o como irmão. Só o amor é capaz de gerar a verdadeira Paz e Fraternidade. Pautamo-nos na Dra. Zilda Arns, que levou a Pastoral da Criança a muitos países, como exemplo de luta contra a miséria e a mortalidade infantil.
A falta de fraternidade entre os povos pode ser solucionada com um olhar de partilha e comunhão pela compreensão e diálogo pacífico. Se todos conversarem e se compreenderem, teremos um primeiro e grande passo a favor da fraternidade, da caridade e solidariedade. Isso pode ser concretizado a partir de atividades e projetos na política, no apoio do governo, nas escolas e na formação que recebemos dentro de casa. As crianças são nosso presente e futuro, e é através delas que poderemos melhorar o mundo.

Desejamos Paz e Bem.


Juliana Garavello Bascegas
Marcelo Cordeiro do Nascimento
Maria Paula Martins
Marina Sivieri Rocha Vieira

(alunos do Colégio Franciscano Stella Maris)

Profa. Célia Armani
Profa. Alessandra Antunes

Correio da P@z

Prezado representante do povo brasileiro

Nós, alunos do Colégio Franciscano Stella Maris, temos nos dedicado, em nosso blog, a promover o Correio da P@z, uma ação em favor da construção da cultura da Fraternidade e da Paz. Queremos compartilhar nossas pesquisas e reflexões com o Senhor, que representa a nós e aos nossos irmãos.
Sabemos que a Fraternidade não é ainda praticada por todos e nunca foi. Desdde as primeiras civilizações já havia grupos em que os mais fortes subjugavam os demais. Desde o fim do século XIX, são conhecidos conflitos entre os povos israelenses e palestinos pelo direito de viver em um mesmo pedaço de terra. Por não haver convivência fraterna entre estes povos, estabelecem suposta diplomacia através de lutas armadas, que, além de gerar desigualdade e violência, acabam deixando inocentes mortos e inviabilizando a Paz.
Usamos como base esse exemplo para revelarmos que muitos de nós ainda não têm consciência de que, para que todos pratiquem a Fraternidade, não é só pensar e falar em mudar. Gestos simples podem mudar a rotina de todos nós, mas esses devem ser práticas diárias, evitando os conflitos a cada dia. É fundamental entendermos, portanto, o quanto é necessário nos mobilizarmos pela vida fraterna e como fazê-lo.
Certamente a ação fraterna e a solução de conflitos não são fáceis nem simples. A criação de comunidades fraternas - como propõe a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) por meio da Campanha da Fraternidade, a ação ecumênica que engloba boas ações e influencia o mundo, hoje marcado por tanta violência e tantas injustiças - revela-se um caminho para o amor ao próximo.
Encaminhamos esta mensagem, pois entendemos que o Senhor, como líder a serviço da sociedade, modelo e referência para os jovens, deve, como nós, refletir sobre as ações, projetos e propostas e priozar aquelas que promovam práticas em que o outro seja visto como um irmão.
Sonhamos com a mobilização dos políticos em prol de ações que fravoreçam a Fraternidade e a Paz e, para concretizá-lo, necessitamos de sua ajuda.

Seja fraterno. Seja solidário. Seja do Bem.


Isabella Pires da Silva
Isabella Piza Espósito
José Lucas Bastos Teneiro

(alunos do Colégio Franciscano Stella Maris)

Profa. Célia Armani
Profa. Alessandra Antunes

28/05/2010

Correio da P@z - O poder a serviço da Vida da Paz e do Bem

Nós, alunos do Colégio Franciscano Stella Maris, temos nos dedicado, em nosso blog http://domdapazstellamaris.blogspot.com/, a promover o Correio da P@z, uma ação em favor da construção da cultura da Fraternidade e da Paz.
Queremos partilhar nossas pesquisas e reflexões com o Senhor, que representa a nós e aos nossos irmãos.
Inicialmente, gostaríamos de melhor revelar aquilo que propomos como ser solidário e ser fraterno. Apesar do sentido normalmente atribuído às palavras solidariedade e fraternidade, para nós, como alunos de uma escola franciscana, essas palavras ganham significados particulares. Entendemos a fraternidade como uma escolha consciente, que nasce no coração do homem ao reconhecer no outro um irmão. A Paz é o rosto da Fraternidade. Como disse Dom Helder Câmara certa vez: “Melhor que o pão é a sua partilha”.
Promovemos a Fraternidade entre as pessoas ao gerar consciência das atitudes, do modo de agir e de pensar. Tomamos como exemplo a Campanha da Fraternidade que, em si, traz um novo olhar de solidariedade e que, neste ano, discute a economia solidária e o consumismo exagerado. Nossa ação leva-nos ao reeducar para uma vida mais fraterna e com mais responsabilidade sobre a posse.
Estas ações trazem-nos sentimentos de alegria e promovem a paz.Propomos ao Senhor, condutor de nossa política, que olhe e faça olhar o próximo com respeito, identificando suas necessidades e anseios e medindo as consequências de cada ato.
Sugerimos, então, ajudar quem precisa, desprovido de interesses, e propomos uma economia de comunhão. Apenas quando refletimos e mudamos a maneira de agir em relação ao próximo, com atitudes e pensamentos favoráveis a uma vida fraterna, caminhamos para a Paz.Seja fraterno. Seja solidário. Seja do Bem.
Caroline Fonseca Calli
Kim Alexandra Kosch Zuccolo
Mariana Moura Alves dos Santos
Vanessa Fernanda de Souza
Isabella Pires da Silva
Isabella Piza Esposito
José Lucas Bastos Teneiro(alunos do Colégio Franciscano Stella Maris)
Profª Célia Armani
Profª Alessandra Antunes

Trecho do Correio da Paz

...Gestos simples podem mudar a rotina de todos nós, mas esses devem ser práticas diárias, evitando os conflitos a cada dia. É fundamental entendermos, portanto, o quanto é necessário nos mobilizarmos pela vida fraterna e como fazê-lo.
Certamente a ação fraterna e a solução de conflitos não são fáceis nem simples. A criação de comunidades fraternas como propõe a CNBB por meio da Campanha da Fraternidade, ação ecumênica que engloba boas ações e influencia o mundo, hoje marcado por tanta violência e tantas injustiças revela-se um caminho para o amor ao próximo.
Encaminhamos esta mensagem, pois entendemos que o Senhor, como líder a serviço da sociedade, modelo e referência para os jovens, deve, como nós, refletir sobre as ações, projetos e propostas e priorizar aqueles que promovam práticas em que o outro seja visto como um irmão.
Sonhamos com a mobilização dos políticos em prol de ações que favoreçam a Fraternidade e a Paz e, para concretizá-lo, necessitamos de sua ajuda.
Isabella Pires da Silva
Isabella Piza Esposito
José Lucas Bastos Teneiro
(alunos do Colégio Franciscano Stella Maris)

Profª Célia Armani
Profª Alessandra Antunes

05/05/2010

Mulher , a face materna de Deus




É tempo de celebrar . Tempo de bem- dizer, abençoar.

Benditas as mulheres, as mães e avós que dia após dia, vivendo com amorosa coragem e, constituem um espetáculo tão novo, tão significativo ,que motiva e entusiasma a outros.

Benditas as mães atentas e afáveis, que com graciosa presteza se debruçam sobre pequenos e frágeis corpos e mentes, abrindo-lhes os primeiros segredos do universo e iluminando os cantos recônditos do conhecimento.
Mestras carinhosas e pacientes, vão conduzindo sem pressa seus filhos e netos pela estrada luminosa da razão e do amor.

Benditas todas as mães que bendizem com sua vida, o respeito a toda forma de vida, reencantando o nosso olhar , o sentir e o admirar.
Benditas as mães que usam com alvoroço inquieto e alegre a língua e os lábios que Deus lhes deu.
Assim rezam, assim cantam, assim louvam, assim adoram. Assim enchem a casa, o templo e o ouvido alheio com palavras inspiradas e inspiradoras, provocando fé, reverência e admiração ante a grandeza do Mistério.

Benditas mulheres que se comunicam e falam. E falando com a boca, deixam falar o coração.
E a boca transborda daquilo que o coração está cheio.

Benditas as mães cujas mãos ostentam delicadeza e suavidade. Mas ao mesmo tempo força e trabalho. Benditas mãos femininas que acalentam, ninam, trocam fraldas, fazem e dão comida. E ao mesmo tempo escrevem, digitam, apertam botões. Curam, carregam, constroem, plantam.

Louvemos a Deus por sua mais bela invenção: a mulher e sua apoteose, a mãe.

Agradeçamos àquele que por amor decidiu, na plenitude dos tempos, ser enviado ao mundo, nascido de mulher. Mulher simples e sábia , Maria de Nazaré , que guardava tudo em seu coração.
Tão amada por Deus que permanece em nossos corações e mentes , como mãe também nossa , a face materna de Deus.

Adaptação do texto “Bem - dizer a Mulher” Maria Clara Bingemer por Célia Armani
Homenagem da equipe do Blog Dom da Paz á todas as mulheres e mães